Papel e Celulose

pc

A celulose é um carboidrato, com característica fibrosa e componente mais abundante da parede celular dos vegetais, conferindo rigidez e firmeza às plantas. É o entrelaçamento dessas fibras que origina, por exemplo, o papel.

Normalmente o papel é produzido em quatro linhas de produtos: Não revestidos, Cut size (papéis para casa e escritório), Revestidos e Papelcartão.

Máquinas de Papel e Celulose

img_papel_celulose

A fabricação de papel é um processo moroso e complicado.

A celulose da madeira tem de ser transformada em bobinas que devem ser secadas, enroladas e cortadas em folhas para serem posteriormente embaladas.

Após um período de armazenamento, esses fardos de celulose são enviados para uma fábrica de papel ou papelão, onde serão adicionados componentes químicos e água.

As fibras recicladas requerem particularmente muitos tratamentos antes de poderem produzir papel.

Paper and pulp mill

O papel que sai da máquina de papel é enrolado em estangas.

Em seguida, esses rolos gigantes voltam a ser enrolados e cortados para formar bobinas menores e serem entregues ao cliente.

As bobinas terão então de ser armazenadas prontos para a entrega.

A fábrica de papel trabalha rapidamente e o seu produto tem de ser expedido no prazo para cumprir os exigentes programas do cliente.

 

Célula de Carga tipo Web Tension para Máquinas de Papel e Celulose
webt

Medidor de consistência de polpa
Medição de tensão na fabricação de papel (Web-Tension)

As células WEB-TENSION, são planejadas para serem aplicadas em sistemas de rebobinamento contínuo, onde se faz necessário a medição e o controle de tensão mecânica efetiva nos processos.

webtension1

Estas devem ser instaladas logo abaixo dos mancais dos rolos de passagem, sendo que seu baixo perfil viabiliza a adaptação, a considerar a pouca mudança da altura e conseqüentemente do ângulo de abraçamento da lâmina contínua, sendo ideal para indústrias de papel.

Lembramos que esta lâmina contínua, expressa o próprio processo de aplicação, ou seja, estas podem ter diversas formas de aplicação (Veja abaixo).

São construídas em aço de alta resistência mecânica e fornecidas com proteção anticorrosão, pelo processo de Níquel Duro Químico, com 10 µm de camada, o qual propícia uma longa sobrevida à corrosão.

O processo de medição, é baseado na carga resultante orientada em relação ao centro estático das células, considerando esta como a resultante da força angular, pelo processo de abraçamento da folha contínua.

Assim, estes esforços são lidos pela deformação elástica no corpo da célula, obtida por strain-gages.

webtension2

 

  • Capacidades: 500 a 3000 kg
  • Precisão global: 2000 divisões
  • Saída: 20 mV
  • Faixa de sobrecarga sem danos: 50%

fonte: Suzano Papel e Celulose – SDE BA – Vedações Makita – DATUM•K Engineering – Microanálise