Manutenção , Calibração e Automação

Manutenção , Calibração e Automação de Sistemas de Pesagens Industriais e Comerciais.

Para prestação destes serviços, as empresas devem ser devidamente registradas junto ao Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, (IPEM) e ao Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (INMETRO), autarquia Estadual, órgão delegado pelo INMETRO, habilitadas a executar serviços de manutenção e verificação em Balanças mecânicas e eletrônicas de qualquer marca, modelo e capacidade.

É importante possuir laboratório próprio e com unidades Móveis de Calibração equipadas com todo o escopo de ferramentas e padrões calibrados e rastreados pela Rede Brasileira de Calibração (R.B.C.) necessários para realizar os serviços em campo e fábrica.

Informações importantes:

  • A manutenção preventiva de balanças aumenta a vida útil do equipamento, diminui as perdas decorrentes de pesagens mal feitas e o prejuízo causado por paradas não programadas.
  • A assistência técnica deve ser capacitada a consertar todo tipo de balança, como micro balanças, analíticas, de precisão, industriais, rodoviárias e sistemas de pesagem industriais (silos, reatores, etc).

 

Calibração:

  • O que é calibração de instrumentos de medição?
    Calibração é um conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação ente valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes aos padrões utilizados.
  • Porque a calibração é necessária ?
    A calibração dos instrumentos de medição é importantíssima para a garantia da qualidade da fabricação de um determinado produto. Ela assegura que os instrumentos usados para controlar o seu produto estão dentro de um critério aceitável e que não vão prejudicar a qualidade final do produto.
  • Qual é a frequência um instrumento de medição deve ser calibrado?
    A frequência ideal de calibração de um instrumento de medição pode variar de acordo com o instrumento a ser calibrado e a frequência de utilização do mesmo. Por exemplo:
    1. Um instrumento pode ter uma frequência de calibração de 1 ano e ser usado raramente.
    2. Outro instrumento que já é usado mais frequentemente deve ter uma frequência menor, por exemplo, 6 meses.
    Não é uma regra, existem diversos estudos para se saber a frequência ideal de calibração de um instrumento, mas é sempre importante analisar aonde e como o instrumento é usado antes de se estipular um período.
  • Que instrumentos devem ser calibrados?
    Qualquer instrumento que tenha influência direta no resultado do seu produto final, não importando em qual etapa essa instrumento seja usado.